Publicado em: 26 de dezembro de 2019

Cholmed Entrevista: Viviane de Oliveira

A Cholmed preza por oferecer um catálogo com a melhor marca fabricante de bolsas e acessórios para ostomizados, mas também se preocupa em estar em contato direto com os pacientes que utilizam esse produtos, entendendo suas necessidades, dificuldades e facilitando a comunicação entre eles, para que a informação seja sempre compartilhada e aproveitada da melhor forma.

Acompanhando essa ideia, entrevistamos Viviane de Oliveira: a responsável por um dos primeiros canais do YouTube criado por um paciente ostomizado e também fundadora da maior comunidade do Facebook sobre o assunto no Brasil. Sempre com bom humor, Vivi conta todas as suas experiências e dificuldades no canal “Ostomia Sem Tabu”. Ostomizada desde de pequena, ela tornou-se uma das principais vozes sobre o assunto nas redes e compartilha conosco outros detalhes da sua história! Confira:

01 – Você é ostomizada desde que nasceu. Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou ao longo da vida?

Sim, sou ostomizada desde que nasci. Fiz cirurgia com apenas 2 dias de vida. Como naquela época não existiam os materiais de qualidade como os que temos hoje, por muito tempo não usei a bolsinha, usava curativos e fraldas de pano, mas as minhas maiores dificuldades eram as lesões de pele, minha barriga vivia em carne viva. Além de uma ileostomia, eu tinha incontinência urinária – então usava fraldas para conter a urina também. Os acidentes eram os piores, pois além de me constranger em público, geravam muitos preconceitos, pois as pessoas não sabiam o que era e imaginavam coisas muito piores. Hoje, graças a uma cirurgia, tudo é feito numa única bolsinha de ostomia.

02 – Quando você percebeu que era necessário fazer seu projeto?

Eu acessava a internet e não via nada sobre ostomia, e o que tinha, ninguém mostrava o rosto. Foi quando vi a necessidade de falar do assunto. Comecei dando dicas de moda para ostomizado no meu canal no Youtube e na página do Facebook. Comecei a receber muitas mensagens e dúvidas sobre outros assuntos relacionados à Ostomia e percebi que precisava de um grupo onde pudéssemos, juntos, trocar experiências. Eu queria algo em que a pessoa logo de cara já soubesse que ali poderia tirar qualquer dúvida, desde moda até sexo, que ninguém precisava ter tabu nesse momento e que juntos quebraríamos todos eles.

03 – Quais os principais conselhos que você daria para uma mulher recém-ostomizada?

Nunca, jamais, deixe que sua identidade se perca de você. Eu digo isso porque quando nos vemos diante de uma situação que muda o nosso corpo, achamos que perdemos parte de nossa identidade, de quem realmente somos. Mudamos nosso jeito de vestir, de viver, de se relacionar, apenas por medo do futuro. Mas tudo pode mudar, menos quem somos por dentro. A vida é como um livro de colorir. Ela pode até estar toda desenhada, algumas páginas mais rabiscadas que outras, mas quem determina a cor de cada desenho somos nós. Eu já escolhi a minha, e você?

04 – Quais conselhos você poderia dar para os pais de uma criança que terá que realizar a ostomia?

Eu subi em pé de manga, plantei bananeira, brinquei de esconde-esconde na rua, pega-pega, joguei bola e me diverti como qualquer outra criança. Ainda não sou mãe, mas tive três sobrinhas e sei que quando nascem a gente quer proteger a todo custo, quer cuidar o máximo, privar de certas coisas por medo de se machucarem, etc. O conselho que dou a todos os pais de uma criança com ostomia é que vocês nos deixem viver. Nos deixem brincar do que quisermos, termos amigos, nos deixe cair, mas estejam lá para nos ajudar a levantar. Nos deixem ser criança, e não um vaso de cristal que não pode ser tocado. Toda criança pode e merece ser criança. Pais super protetores são legais apenas para aqueles que são: porque pode nos impedir de crescer como deveríamos.

Batalha de Curativos: um evento em um formato inovador

No último dia 29, a Casa de Portugal de Campinas recebeu um ringue de dimensões profissionais, estruturas metálicas com holofotes, telões e equipamento de som. Esse cenário parecia aguardar uma nova luta de boxe ou UFC, mas seria o...

Cholmed e Convatec marcam presença no evento Intergastro e Trauma / WSES

  Um dos maiores eventos da área da saúde dos últimos tempos ocorreu no dia 19, 20 e 21 de maio no Centro de Convenções e Exposições em Campinas (SP). Aproveitando estrategicamente a mesma data, o Intergrastro e Trauma...

ASSINE NOSSOS POSTS
Alguma dúvida?
Entre em contato com a gente!
Top