Publicado em: 26 de dezembro de 2019

Ostomizados, alimentação e as festas de final de ano

Com o final do ano se aproximando, o número de confraternizações, amigo secretos e premiações aumentam – sem falar o próprio Natal e o Ano Novo. Nessas festas é difícil se contentar com a grande quantidade e variedade de comida que, sem percebermos, consumimos levado pelo espírito da festa. Para um paciente ostomizado, a atenção deve ser redobrada e, por isso, preparamos algumas dicas para você!

A alimentação do paciente ostomizado deve ser normal, porém saudável como para todos nós. Contudo é importante evitar ou omitir alimentos que possam causar complicações, como, diarreia, constipação, gases e odor forte na urina.

Abaixo, uma tabelinha simples da ABRASO (Associação Brasileira de Ostomizados), indicando alguns alimentos que devem ser evitados, não só em uma festa de final de ano, mas em todos os momentos.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS

Quando estiver com diarreia Quanto estiver com constipação (Intestino preso)
Mamão, laranja, ameixa preta, maça e pera com casca, manga, verduras, beterraba, aveia, farelo de trigo, arroz integral, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha. Batata, mandioquinha, inhame, cará, chuchu, banana maça, suco de caju e limão (coados), amido de milho, fécula de batata, sagu.
Para evitar gases Para reduzir o odor desagradável das fezes e dos gases
Repolho, brócolis, couve-flor, pepino, rabanete, nabo, batata doce, peixe, feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, frituras e doces. Peixes, carne defumada, cebola e alho cru, batata doce, repolho, couve, brócolis, ovo.

Quais alimentos o paciente pode substituir para não passar por momentos inconvenientes?

O importante é fazer uma alimentação saudável. Com exclusão dos alimentos que devem ser evitados, conforme visto acima, os outros alimentos estão liberados para ingestão, claro que cada paciente vai reagir de maneiras diferentes, o que para um cause algum incomodo, para outro não haverá problemas.

Como no final de ano nos deparamos com algumas receitas novas, diferentes, incrementadas, deve-se sempre introduzir este novo alimento em pequena quantidade, pois não se sabe como o organismo irá se comportar, e também um alimento novo por vez.

Sobre as bebidas, o que se deve evitar nessa época do ano?

Importante evitar beber grandes quantidades de líquidos durante as refeições, incluindo bebidas alcóolicas como cerveja, refrigerantes, água, especialmente se forem gaseificados, para evitar o desenvolvimento de gases e odores desagradáveis.

Batalha de Curativos: um evento em um formato inovador

No último dia 29, a Casa de Portugal de Campinas recebeu um ringue de dimensões profissionais, estruturas metálicas com holofotes, telões e equipamento de som. Esse cenário parecia aguardar uma nova luta de boxe ou UFC, mas seria o...

Cholmed e Convatec marcam presença no evento Intergastro e Trauma / WSES

  Um dos maiores eventos da área da saúde dos últimos tempos ocorreu no dia 19, 20 e 21 de maio no Centro de Convenções e Exposições em Campinas (SP). Aproveitando estrategicamente a mesma data, o Intergrastro e Trauma...

ASSINE NOSSOS POSTS
Alguma dúvida?
Entre em contato com a gente!
Top